segunda-feira, 5 de maio de 2025

Bonita opinião da leitora marciaemlisboa, no instagram

Márcia escreveu:

“Árvores Tombadas”, de Rui Conceição Silva, publicado pela Visgarolho Editora, conta a história de Estrela, uma professora da cidade que vai lecionar numa aldeia, onde desenvolve uma bonita amizade com Teotónia, uma menina muito especial, presa numa terra pequena demais, com uma família que enfrenta as adversidades da vida diariamente.

O livro nos fala sobre a fome, a falta de estudo, sobre violência doméstica, pobreza e injustiça, assuntos tão presentes no Portugal profundo dos anos 40, mas também fala sobre amor, amizade, lealdade, esperança, sobre gente rija.

Viajei calmamente pela aldeia, por seus habitantes. Já tenho saudades do Gregório, da viúva, do Ramiro, da Ritinha, Estrela, Ricardo, do Carapau, Tonito, Ermelinda.

Esta “é uma história de pessoas simples, que tentam encontrar nas palavras e na amizade um consolo para a dureza da vida. Também uma homenagem aos nossos avós e bisavós, cujas meninices foram austeras e sofridas, numa época em que a infância convivia com a dureza da subsistência.”

O meu Carapau (Orfeu) quis aparecer na foto😼