quinta-feira, 20 de abril de 2023

Bonita opinião da leitora Margarida, no goodreads e no instagram

Margarida Galante escreveu:

Rodrigo estava destinado a ser pastor. Frequentou a escola primária mas cedo teve que assumir o ofício que lhe foi passado pelo pai. Cresceu na montanha, numa cabana isolada, onde vivia com os pais, os irmãos e o avô Josué. Apesar da pobreza, a família era um pilar, que sofreu um abalo com a morte do filho mais velho na guerra do ultramar.

Mas Rodrigo sonhava com uma vida diferente, queria conhecer outras realidades, e era incentivado pelo avô. A morte do seu avô vai impeli-lo a trocar o silêncio da montanha pelo bulício da cidade grande, fugindo de casa e não voltando a dar notícias à sua família.

Mas afinal, o silêncio e a solidão que existem na montanha também existem na cidade repleta de gente e luzes.

Esta é uma história bonita mas triste e cheia de sofrimento. Retrata muito bem a realidade rural de Portugal nos anos anteriores ao 25 de Abril, a pobreza e as dificuldades da vida no campo, mas também a solidão e os sacrifícios daqueles que iam procurar melhores condições nas cidades. É também uma história sobre os laços que nos ligam aos outros, o amor, a amizade, a família, sobre o luto e a dor do arrependimento.

Uma escrita poética, melancólica e sensível, que gostei de saborear devagar e que me comoveu. Uma história com personagens que não vou esquecer e que me fizeram recordar histórias dos meus avós e da infância dos meus pais.

Sem comentários:

Enviar um comentário