https://terrasdaribeirinha.wordpress.com/2021/02/13/cronicas-dum-tempo/
Crónicas dum Tempo é o título de um livro composto por dezenas de crónicas, publicadas em vida pelo autor na comunicação social e editado pelo seu irmão, Rui Conceição Silva, em Dezembro de 2012, da autoria de Tozé Silva, ilustríssimo “filho” de Figueiró dos Vinhos.
António José da Conceição Silva e Lima, de seu nome completo, mais conhecido como Tozé Silva, nasceu a 13 de Fevereiro de 1962 em Figueiró dos Vinhos, filho de Higino Silva e de Fernanda da Conceição Silva e faleceu a 9 de Outubro de 2012.1
Crónicas dum Tempo é composto por quase nove dezenas de textos que o autor publicou no jornal “A Comarca” de Figueiró dos Vinhos, onde mantinha uma crónica permanente, chamada “Miradouro da Comarca” e mais tarde renomeada de “Crónicas dum Tempo”. É precisamente este título que vem dar nome ao seu espaço na blogosfera:“Crónicas dum Tempo” (http://booklandia.pt/tozesilva/). Era através do seu blogue que Tozé Silva estabelecia um contacto interactivo para divulgar os aspectos relevantes do espaço territorial de Figueiró dos Vinhos, sobretudo os factos e os locais que fazem parte da história e da memória colectiva e de algumas figuras notáveis deste Concelho. Com estes textos mantinha activas as consciências da comunidade sobre os valores históricos e patrimoniais, capazes de projectar o futuro das gerações vindouras. Nas dezenas de textos que foi publicando fala-nos de quase tudo: da história, do património cultural, arqueológico e industrial; de pintura e de escultura; dos artistas (Simões de Almeida e José Malhôa); das histórias das ruas; das religiões; dos incêndios e dos bombeiros; dos lugares com memória, das Filarmónicas; das guerras e seus heróis; dos usos, costumes e tradições; da doçaria tradicional, etc…
Permitam-me que destaque uma das crónicas deste livro (páginas 222 a 224), a propósito de uma visita que a Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património realizou ao Convento de Nossa Senhora do Carmo, em Figueiró dos Vinhos (http://www.albaiaz.pt/NA_22.pdf) e que teve como guia o Tozé Silva. O autor escreveu: “Na continuação do programa “Espaços do Sagrado” a Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património visitou, no dia 21 de Janeiro [2012], o Convento de Nossa do Carmo de Figueiró dos Vinhos [fundado em 1598]. O objectivo desta Associação é dar a conhecer o património de vertente religiosa dos concelhos do norte do distrito de Leiria, a fim de o valorizar e realçar as suas mais-valias em termos históricos, arquitectónicos e culturais e contribuir para fomentar a importância da sua riqueza patrimonial, como contributo potencial para o desenvolvimento turístico da região.”
Nesta crónica, Tozé Silva revelava o seu sentimento e a sua enorme satisfação em poder colaborar na divulgação da história e do património da sua terra-natal, Figueiró dos Vinhos: “Nesta visita tive a honra de ser convidado pela Associação «Al-Baiaz» para guiar os visitantes que vieram de vários concelhos do distrito de Leiria.”
Sobre o livro Crónicas dum Tempo, é uma excelente recolha dos imensos trabalhos de investigação divulgados pelo Tozé e dados à estampa, postumamente, pelo seu irmão Rui Conceição Silva. A divulgação deste livro pelo Terras da Ribeirinha, hoje, dia 13 de Fevereiro de 2021, tem como principal objectivo relembrá-lo no dia em que completaria 59 anos. Aqui fica a nossa lembrança e a nossa humilde mas sentida homenagem ao Tozé, insigne investigador da história e do património da região do Norte do Distrito de Leiria.